1. Como conciliar desenvolvimento e meio ambiente? Os desafios para se ter um sem afetar o outro para as novas gerações.
2.
Com o advento da estabilidade econômica, o brasileiro tem mais dinheiro
no bolso para gastar, tem melhor condição de vida, tem condições de
consumo favoráveis: quais os perigos e as vantagens desta estabilidade?
3.
A ética deve permear qualquer atitude do cidadão em relação social.
Quando não se tem ética em casa, não se tem ética fora dela também.
Qual o papel da família na construção da consciência ética do cidadão do futuro?
4.
Ao emprestar somas pequenas a fim de possibilitar o desenvolvimento de
uma atividade produtiva, o microcrédito deveria emancipar os mais
pobres. Porém, o que se vê é o superendividamento dos mais pobres.
Comente as implicações sociais e econômicas.
5.
A vulnerabilidade do sistema bancário brasileiro: de caixa eletrônicos,
passando pelos assaltos a agências e chegando ao mundo virtual. Quais
caminhos seguros para as transações bancárias? Como se precaver de
golpes, de assaltos presenciais e de virtuais? Escreva sobre o cidadão e
o governo frente a este problema econômico-social.
6.
O programa social Minha casa Minha vida traz alento a milhões de
brasileiros que sonham com a casa própria, mas abre as mazelas da
corrupção para alguns. Programas assim mais ajudam ou mais prejudicam o
país como um todo – nas áreas social e econômica.
7.
País sem educação é país sem futuro. No Japão, o único cidadão que não
precisa se curvar para o Imperador é o professor. Eles creem que sem
professores não haveria imperadores. Comente a valorização dos
professores no Brasil, situação atual e os desafios para se crescer
nesta área.
8.
Problemas das obras de estádios e infraestrutura para a Copa do Mundo
de 2014. Como resolvê-los? Quais os maiores problemas? O que fazer com
os estádios depois do evento mundial?