quinta-feira, 8 de março de 2012

SENADO FEDERAL - TEMAS


SÍNTESE SOBRE REDAÇÃO DO SENADO
1.       Serão duas redações para ANALISTA, TÉCNICOS E POLÍCIA.
2.       Uma delas será uma REDAÇÃO de 25 a 30 linhas. Vale 20 pontos.
3.       A outra será uma QUESTÃO DISCURSIVA de até trinta linhas sem mínimo – BASTA RESPONDER AO QUESTIONAMENTO FEITO. Vale 20 pontos.
4.       O tema da REDAÇÃO é mais abrangente, porém dentro do edital: CONSTITUIÇÃO, ADMINISTRATIVO, ÉTICA.
5.       O tema da QUESTÃO DISCURSIVA é mais específico, estará ligado ao cargo a que se concorre: ARQUITETURA, ENGENHARIA, ENFERMAGEM, ADMINISTRAÇÃO, POLÍCIA LEGISLATIVA, GRÁFICO, ARQUIVISTA, REVISOR, TAQUIGRAFIA, ETC.
6.       DICAS: muito cuidado com os erros de português, pois eles serão multiplicados por 6. Portanto, cinco erros serão computados como 30.
7.       A fórmula: NF (NOTA FINAL) = NC (NOTA DO CONTEÚDO) – NE (NÚMERO DE ERROS) X 6 / TL (TOTAL DE LINHAS)
8.       Portanto, se uma pessoa escrever 30 linhas e errar 5 vezes, ela perderá 1 ponto inteiro.
9.       Para CONSULTOR, serão 6 redações, que serão feitas depois da prova objetiva de domingo agora. Dentre elas: PARECER OU PRONUNCIAMENTO, RESUMO, DUAS TRADUÇÕES (INGLÊS E ESPANHOL PARA PORTUGUÊS), QUESTÃO DISSERTATIVA OU PRONUNCIAMENTO, DISSERTAÇÃO.
TEMAS:
TÉCNICO: REDAÇÃO: Controle de Constitucionalidade; QUESTÃO DISCURSIVA: Competência do Senado Federal.
POLÍCIA: REDAÇÃO: Os Direitos Humanos na Constituição Federal; QUESTÃO DISCURSIVA: Tipos de prisão em flagrante no Código Penal.
GRÁFICO: REDAÇÃO: Controle de Constitucionalidade; QUESTÃO DISCURSIVA: O futuro diante das tecnologias gráficas de reprodução.
TAQUIGRAFIA: REDAÇÃO: A taquigrafia na CF/88 ; QUESTÃO DISCURSIVA: A obrigatoriedade legal das notas taquigráficas em discursos e depoimentos.
PROCESSO LEGISLATIVO: REDAÇÃO: Tramitação de Medida Provisória no Senado Federal; QUESTÃO DISCURSIVA:
JORNALISTA: REDAÇÃO: Liberdade de impressa na CF/88 ; QUESTÃO DISCURSIVA: O jornalismo institucional: seus preceitos, instrumentos e desafios para o futuro.
ENFERMAGEM: REDAÇÃO: Princípios do SUS; QUESTÃO DISCURSIVA: Intervenção da profissional de enfermagem em pacientes cardíacos e com diabetes.
ADMINISTRAÇÃO: REDAÇÃO: Os princípios da Administração em gestão pública; QUESTÃO DISCURSIVA: A gestão por competência: suas etapas e aplicações em órgão público.

quarta-feira, 7 de março de 2012

DETRAN-DF – RECURSO – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. DIEGO AMORIM




QUESTÃO 3
Solicita-se a anulação desta questão por não haver resposta possível ao questionamento feito pelo comando. Pede-se que se marque a reescritura correta de um fragmento textual, mantendo a correção e o sentido original. O gabarito preliminar aponta a letra A como a correta, porém a troca de ‘famosas’ no texto por ‘famigeradas’ não mantém o sentido original do texto. Na linha 6, a frase “Tudo por conta das famosas desculpas” traz a palavra ‘famosas’ usada no seu sentido real, denotativo, com a conotação positiva de ‘conhecidas’, por designar que todos conhecem as desculpas usadas por aqueles que querem se sair de uma situação embaraçosa como a de ser pego em alguma infração de trânsito. Já ‘famigeradas’, originada do latim famigeratu, que significa ter fama, célebre, porém com a conotação, ruim, negativa de ‘conhecidas’, mudando assim o sentido original do texto. Ao se pedir que se mantenha o sentido original, inclui-se manter a carga semântica do texto e seus trechos. Sendo assim, pede-se que se anule a questão por não haver resposta exata condizente com o comando.

QUESTÃO 4
Solicita-se a anulação desta questão por não haver resposta possível ao questionamento feito pelo comando. Pede-se que se marque a reescritura correta de um fragmento textual, mantendo a correção e o sentido original. O gabarito preliminar aponta a letra C como a correta, porém a troca de ‘pelo’ no texto por ‘graças ao’ não mantém o sentido original do texto. Nas linhas de 29 a 31, a frase “mas também em familiares e amigos, pelo sentimento de perda e de impotência” traz o conectivo ‘pelo’ usado no seu sentido de causa, motivo, com ideia de denotação, sem carga semântica notável, apenas interpretativa textual. Já ‘graças’ possui a denotação razão, motivo, causa, porém com a conotação, de excelência, positiva. A palavra ‘graças’ carrega em si o significado ‘graça divina’, mudando assim o sentido original do texto. Ao se pedir que se mantenha o sentido original, inclui-se manter a carga semântica do texto e seus trechos. Sendo assim, pede-se que se anule a questão por não haver resposta exata condizente com o comando.