domingo, 11 de setembro de 2011

Outro lado da moeda!


                              
                               Assisti a uma aula dia desses e como fiquei impressionado com a atitude dos professores – que se diziam com orgulho ‘professor de cursinho’! – frente à aula. Eu nunca havia sentado numa cadeira de aluno para ter aulas de Microeconomia. Sempre me achei meio burro para entender tais teorias. Propus-me a ser aluno de novo. Tive uma visão completamente diferente da que tinha sobre a atitude dos professores.

                               Objetivo! Uma palavra que pode definir uma boa aula e uma aula ruim! Ter um objetivo claro e definido para uma aula é essencial. O aluno paga caro – sempre será caro para ele, é seu dinheiro – por uma oportunidade de aprender. Olha a importância disso! Ele quer aprender, quer saber, quer entender e quer passar! Os professores têm a tarefa de dar a melhor aula sempre, a cada uma delas – nunca há uma aula igual a outra. “Põe o quanto és no mínimo que fazes.” Fernando Pessoa o escreveu e se encaixa perfeitamente numa sala de aula.

                               Depende de nós, professores, despertar no aluno aquela fagulha de vida, de brilho, de fogo, que faz com que ele se ajeite na cadeira, não pisque, sorria, aprenda, se deleite em estar ali na sua frente e, como num passe de mágica, entenda aquilo que antes era impossível! Cabe a nós prepararmos a melhor aula das nossas vidas sempre. Eles merecem isso; eles, os alunos, precisam disso!

                               Não podemos nos dar o luxo de simplesmente entrar em sala e ministrar a aula como se fosse uma obrigação torturante, pois ‘poderíamos estar em outro lugar’. A escolha de estar ali, na sala, é dos professores. Então, coloquemos o quanto somos em cada palavra falada, em cada gesto feito, em cada assunto de que tratamos.

                               Naquela fatídica sala de aula, o professor não escolheu dar aula. Estava ali por obrigação. Sempre dizendo ser ‘domingo à tarde’. Sempre com o pensamento em outras coisas que não no objetivo de todos ali: entender para passar! Seu pensamento era de que ‘sei tudo e vocês nada’; ‘falo e vocês têm de entender’; ‘deveria estar em outro lugar’. Não preparara aula, por não valorizar o que cada um dos alunos ali presentes tinha como sonho.

                               Não é essa atitude que se espera de um professor. Espera-se qualidade; envolvimento pessoal com o assunto, com a aula, com o aluno; espera-se a mágica de fazer o olho brilhar quando entende; espera-se o poder de seduzir desde o mais interessado até o mais descrente dos alunos. Esse é o poder de fazer da aprovação o desejo de todos – professores e alunos –, agentes diretos dessa relação de sala de aula.

                               Foco naquilo que você definiu como prioridade: dar aula! Planejar cada assunto em cada seguimento mais lógico para o aluno. Quando você se propõe a ensinar, não há nada que o impeça de fazer com que seu aluno aprenda! Tenha muita sede de ensinar, tudo pode se tornar interessante. Escolhamos ensinar somente o que cai em concursos públicos. Direcionemos nossas aulas e não percamos tempo com macetes e com supostas fórmulas mágicas que não acrescentam nada para nosso aluno poder alcançar seus objetivos. Não ensinemos regra quando ela por si só é insuficiente para resolver o item. Entendamos o contexto da teoria, sua lógica original e passemos isso para o aluno. Não podemos esconder o ‘pulo do gato’.

                               Nossa profissão é linda! Nosso sucesso depende do sucesso do outro, do aluno. Ele, alcançando seu objetivo, faz com que também alcancemos o nosso. Focalizemos sempre o que queremos sem limites! Não deixemos ninguém nos impedir de fazer o aluno encontrar seu sonho. Vendemos sonhos, vendemos caminhos para sonhos. Seja você, colega professor – quem sou eu para dizer, mas ouvi isso de uma aluna! –, o responsável pela condução do sucesso de seu aluno. Ninguém mais é mais responsável pela condução desse barco do que nós. Junto com os alunos somos a tropa de frente! Estejamos preparados e os preparemos para isso!

                               Há dois caminhos: passar pela vida sem fazer diferença para ninguém e passar pela vida fazendo diferença para muita gente. Escolho a última em cada sala de aula que entro. E você, professor?

Professor Diego Amorim

Focalizar o que queremos sem limites!


                               Assisti a uma aula dia desses e como fiquei impressionado com a atitude dos alunos – que se diziam concurseiros! – frente à aula. Eu nunca havia sentado numa cadeira de aluno para ter aulas de Microeconomia. Sempre me achei meio burro para entender tais teorias. Propus-me a ser aluno de novo. Tive uma visão completamente diferente da que tinha sobre a atitude dos alunos.

                               Atitude! Uma palavra que pode definir seu sucesso ou seu fracasso. Ter uma ação imediata frente aos desafios que temos é muito importante. Aliar pensamentos positivos, planejamento adequado e a atitude de colocá-lo em prática, essa é a fórmula do sucesso! Sem um desses três pontos não há sucesso sólido.

                               Nós escolhemos ter atitude! Seja em prol daquilo que sonhamos seja mesmo para prejudicar alguém. Somos senhores do nosso destino. Somos quem pode fazer por nós mesmos. Ninguém pagará o preço que você está disposto a pagar para ter estabilidade na carreira e nas finanças. Portanto, não delegue a ninguém o que somente você pode fazer.

                               Naquela fatídica sala de aula, a maioria dos alunos escolheu não aprender. Ou pelo menos não procurar aprender. Seu pensamento era o de que o professor tinha obrigação de fazê-los entender, mesmo que não se quisesse aprender de fato. O professor já entra em sala com a pecha: “veremos o que você tem a me dizer”.

                                Mas não é essa a atitude que deveria ter de um concurseiro. Foco naquilo que você definiu como 
prioridade. Planeje minuciosamente seus passos para o sucesso. Nesta etapa, está o fato de que você precisa ‘procurar entender’. Você deve ter vontade de aprender coisas novas – não só para passar nas provas, mas para conhecer o mundo que nos cerca. O professor deve entrar em sala e você ter o seguinte pensamento: “Entenderei tudo o que o professor me disser, pois quero conhecer isso que ele tem para ensinar.”

                               Quando você se propõe a aprender, não há nada que impeça você de chegar ao sucesso! Tenha muita sede de saber as coisas. Escolha estudar somente o que cai em concursos públicos. Direcione seus estudos e não perca tempo com macetes e com supostas fórmulas mágicas que não acrescentam nada para você alcançar seus objetivos. Não estude regra quando ela por si só é insuficiente para resolver o item. Entenda o contexto da teoria, sua lógica original.

                               Estude os 2% que caem. Se a regra contempla 98% da matéria, estude os 2% que caem, não desperdice seu tempo. Focalize sempre o que você quer sem limites! Não deixe ninguém impedir você de conseguir o que você sonha. Seja você o responsável pela condução do seu sucesso. Ninguém poderá conduzir esse barco para você. Somente você pode fazer isso. Tome o leme e aponte o barco para o foco principal que você deseja; planeje o caminho que deverá percorrer – sem atalhos, sem desvios, sem perda de tempo.

                               Quanto mais foco, menos tempo se leva para você chegar lá. Portanto, focalizar o que queremos sem limites! Não custa muito seguir esses passos, apenas imponha a você mesmo ser o dono real de suas atitudes. Lembre-se, então: desejar algo; passar a planejar o caminho; ter ação imediata de começar pelo caminho, sem que ninguém impeça seu sucesso; tudo isso sempre focando naquilo que realmente interessa.

Professor Diego Amorim